Linhas e curvas do meu trabalho
Através do meu trabalho de dramaturgia, escrita e encenação tenho criado sobretudo espectáculos de teatro. Um percurso ainda curto, nesta fase de autoria, que começou no final de 2015 e que tem sido desenvolvido numa “urgência lenta”, pelos meios de que disponho, pelas investigações demoradas que me proponho a fazer ou por conta das linhas de financiamento a que vou concorrendo. Inspira-me falar sobre pessoas, sobre acontecimentos que marcaram vidas de pessoas, e por isso os aspectos relacionados com a memória são importantes, mas não consigo criar sem uma raiz profunda na observação social e politica da comunidade e do país. De projecto para projecto tenho explorado outras formas do fazer documental, misturar-me com outras disciplinas artisticas sobretudo a fotografia, o cinema e o movimento. Percebi nesta caminhada que não preciso de me exprimir só através do teatro e por isso os objectos artistícos podem adquirir muitas formas e são eles na sua essência que me vão determinando que forma usar. Esse “largar” o teatro aconteceu em 2021 com o projecto online UberME, em torno do trabalho dos estafetas da Uber e Glovo e foi libertador, a partir dele não penso mais que tudo tem que ser um espectáculo de teatro, pode ser ou pode não ser. A exploração de outras artisticas foi chegando a mim através da colaboração com o Arquivo dos Diários, uma associação que recolhe e preserva diários de pessoas comum, Com a ADD apurei as minhas competèncias em recolha e investigação documental, mas também na edificação de instalações sonoras e exposições de fotografia e texto. Em 2024, se a Dgartes o permitir, tenho como objectivo criar o espectáculo “Arquivo Colectivo” edificado sobre o arquivo da colectividade “Os Penicheiros” no Barreiro, um projecto demorado de investigação, não só pelo estudo do seu espólio (actas, fichas de sócios, etc.), como numa série de entrevistas a realizar com antigos sócios. Tenho igualmente projectado um podcast entre o ficcional e o real integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Espero ainda fazer uma longa viagem de investigação para a Ásia porque hoje já não consigo falar de temas sem os conhecer muito bem. Só com uma investigação longa e apurada o texto e a dramaturgia podem ter raízes profundas. Sem raízes profundas andamos simplesmente a ver a vegetação que os nossos olhos alcançam.
EN
Lines and curves of my work
hrough my work of dramaturgy, writing and directing I have been creating mainly theatre performances. A still short journey at this stage of authorship, which began in late 2015 and has been developed in a “slow urgency”, by the means at my disposal, the lengthy research I propose to do, or the funding lines I apply for. I am inspired to talk about people, about events that marked people’s lives, and therefore the aspects related to memory are important, but I cannot create without a deep root in the social and political observation of the community and the country. From project to project I had explored other ways of making documentary theater, mixing myself with other artistic disciplines, especially photography, cinema and movement. I have realized that I do not need to express myself only through theatre and therefore the artistic objects can acquire many forms and it is they in their essence that determine me what form to use. This “letting go” of theatre happened in 2021 with the online project UberME, around the work of Uber and Glovo couriers and it was liberating, since then I no longer think that everything has to be a theatre show, it can be or not. The exploration of other arts came to me through the collaboration with the Arquivo dos Diários, an association that collects and preserves diaries of ordinary people. With ADD I refined my skills in documentary collection and research, but also in the construction of sound installations and photography and text exhibitions. In 2024, if Culture Ministry in Portugal allows it, I aim to create the show “Arquivo Colectivo”, based on the archive of the collective “Os Penicheiros” in Barreiro, a lengthy research project, not only on the association’s archive but also on a set of interviews with former members. I have also planned a podcast between the fictional and the real, as part of the commemorations of the 50th anniversary of the 25th April Revolution. I hope also to make a long research trip in Ásia because at the moment I can’t talk about themes without knowing them very well. Only with a long and refined research the text and the dramaturgy can have deep roots. Without deep roots we are simply looking at the vegetation our eyes can see.
My Europe/A minha Europa (Teatro da Comuna)
PT (english below)
Nota biográfica
Actriz, encenadora., dramaturga e produtora.
Licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em Estudos Artísticos, variante Artes do Espectáculo. Tem o curso de Actores do Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral (IFICT) e do Centro Dramático de Évora (CENDREV).
Tem colaborado como actriz, desde 1997, com diversos teatros e projectos independentes, e inaugura em 2015 um ciclo de criações autorais com o espectáculo “Por revelar “, seguindo-se “A Minha Europa/My Europe (2018), “Dressed as a girl - Manual para Drag Queen'' (2020) em torno da representação do feminino no universo transformista e Self Portrait - e agora como é que a gente luta? (2022). Em 2022 desenvolveu o seu primeiro projecto visual online em torno das condições de trabalho dos estafetas de entrega de comida por aplicativo ( www.uberme.pt).
Fez parte de alguns projectos de investigação em estudos de teatro ( FLUL - centro de estudos comparatistas/ U.Nova - CESEM) e participou em 2019 , como investigadora e actriz, no projecto: STORE THE FUTURE — Artists, memoirs and civil rights for Europe in third Millennium/STF patrocinado pelo programa Europa Criativa e que foi uma colaboração entre arquivos e companhias de Portugal, Itália, Croácia e França e que deu origem ao espectáculo “Butterflies on flowers; Diari, parole e musiche dall’Europa del ‘68” estreado em Maio de 2019 no Teatro di Anghiari, Itália.
Colabora regularmente com o “Arquivo dos diários”, na investigação e criação de objectos artísticos tendo por base o testemunho biográfico, como em; ILHAS – instalação fotográfica e textos – Festival Todos/2019) , Memórias em Abril – exposição fotográfica e de textos – Junta de Freguesia de Arroios/2017, entre outros. É gestora do projecto “Diários de Migrantes” (rede DLBC- Por2020), uma recolha de diários de migração.
EN
Is a Portuguese actress, theater director, playwright and producer.
Through her dramaturgical and directing work she is developing performances, visual projects, texts, etc, related with the personal and collective memory and rooted in a social and political observation with an activist character.
Graduated in Artistic Studies — Performing Arts at the Faculdade de Letras — Universidade de Lisboa., and a master's degree in theater studies from the same university. Accomplished Actors degree at IFICT — Instituto de Formação, Investigação e Criação Teatral and at the Centro Dramático de Évora.
Has collaborated as an actress since 1997 in several theater companies and on independent projects. In 2015 he started a cycle of authorial creations with the show "Por Revelar", followed by "A minha Europa/My Europe (2018), "Manual para drag queen - Dressed as a girl? (2020) around the representation of the feminine in drag queen universe, and Self Portrait - E agora como é que a gente luta? (2022). In 2022 develope the first art media project that is related to the work conditions of uber drivers (www.uberme.pt).
She participated in several investigation projects related to theater studies ( FLUL - centro de estudos comparatistas/ U.Nova - CESEM) and participated in 2019, as researcher and actress in the project: STORE THE FUTURE - Artists, memoirs and civil rights for Europe in third Millennium / STF funded by European Cooperation Projects 2018 a cooperation between artists, companies and archives of Portugal, Italy, France and Croatia, that presented the show "Butterflies on flowers; Diari, parole e musiche dall'Europa del '68" premiered in May 2019 at Teatro di Anghiari, Italy.
She collaborates regularly with the "Arquivo dos diários", in the research and creation of artistic objects based on biographical testimony, as in; ISLANDS - photographic and text installation - Festival Todos/2019) , Memories in April - photographic and text exhibition - Arroios/2017, among others. She is the manager of the project "Diários de Migrantes" a collection of migration diaries.
All you nedd is love - uma comédia quase romântica, Teatro Vilarett, Encenação João Carracedo
Para além do Muro,
Os Generosos, Companhia de Teatro de Almada. Encenação Luis Varela
Expurga, Tenda, encenação João Ricardo